+55 (48) 3255-0550

Avicultores conhecem os benefícios do sulfato de cálcio pré-seco na AveSui

Produto à base de cálcio e enxofre vem sendo utilizado pela avicultura como sequestrador de umidade nas camas de aviários

Avicultura Sulgesso

A avicultura paranaense registrou seu melhor primeiro quadrimestre em abates da história, atingindo 612,2 milhões de frangos no período, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Segundo a entidade, o estado abate, em média, 2 milhões de frangos (cabeça/dia). Todos esses números colocam os paranaenses como um dos principais produtores de carne do país e conferem ao estado a oportunidade de sediar o AveSui EuroTier South America, maior feira de aves, suínos, peixes e leite da América Latina.

O evento, que acontece de 23 a 25 de julho em Medianeira, oeste do Paraná, oferece aos seus visitantes oportunidades de contato direto com novas empresas, tecnologias e soluções para produção do mundo todo. É nesse cenário que a SulGesso, empresa catarinense referência no fornecimento de sulfato de cálcio no sul do Brasil, irá apresentar para o setor os benefícios do sulfato de cálcio pré-seco, que leva a marca GessoFer.

O GessoFer vem sendo utilizado com muito êxito pela avicultura como sequestrador de umidade nas camas dos animais. Mas as vantagens desse produto podem ir além disso; grandes aviários do país perceberam que a combinação de cálcio e enxofre pode proporcionar ganho de peso e redução da mortalidade entre as aves.

Os produtos desenvolvidos a partir do beneficiamento do gesso agrícola in natura são aplicados nas camas de aviários por resultar em um maior bem-estar animal, inclusive minimizando a incidência de calo de pata. O principal motivo é a sua propriedade de reter a umidade e reduzir a formação de torrões, fatores que mais afetam a qualidade e a vida útil da cama de aviário.

De acordo com Eduardo Silva e Silva, engenheiro agrônomo da SulGesso, muitas cooperativas e produtores ainda usam a cal virgem hidratada, mas já é possível identificar um grande interesse pelo sulfato de cálcio como, por exemplo, tem feito a BRF Brasil, parceira da empresa. "Em princípio, apesar de ainda incipientes os ensaios com GessoFer em aviários, alguns relatos de parceiros próximos afirmam que a aplicação do produto na cama de aviário tem gerado bons resultados", observa.

Responsável pela maior reserva de sulfato de cálcio do sul do Brasil, a SulGesso trabalha constantemente no desenvolvimento de novos produtos à base de sulfato de cálcio, como é o caso do GessoFer. Silva e Silva destaca que o produto seco apresenta significativamente menor umidade e, por ser um pó bastante fino, com partículas muito pequenas, torna-se altamente reativo, ou seja, sua reação de contato com o ambiente externo é mais rápida.

"O produto apresenta-se na forma de um pó claro, fino e pré-seco (com baixa umidade), contendo altos teores de cálcio e enxofre. Tem, basicamente, as mesmas aplicações do gesso agrícola in natura, mas apresenta maior reatividade nos solos em virtude da granulometria mais fina e da menor umidade. O produto tem se mostrado um excelente sequestrador de umidade e tem sido utilizado com ótimos resultados por aviários e pecuaristas nas camas de aves e gado leiteiro com essa finalidade", acrescenta o especialista.

 

Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação

Los comentarios están cerrados.