+55 (48) 3255-0550

SulGesso apoia projeto educativo de horta comunitária desenvolvido pela creche municipal Raios de Sol

Escola de Educação Infantil do município de Imbituba desenvolve canteiros junto às famílias e à comunidade

Produzir os próprios alimentos e educar os alunos, integrando a escola e a comunidade. Esse é o objetivo do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, de Imbituba/SC, que, pensando em incentivar os cuidados com o meio ambiente, está desenvolvendo uma horta comunitária com ajuda das crianças, dos moradores e da iniciativa privada.

A creche municipal, que já conta com outros projetos ecológicos - como captação de água -, agora vê a oportunidade de desenvolver sua própria horta para plantar verduras e legumes que serão consumidos pelas crianças e também pelos vizinhos. Isso porque a comunidade abraçou o projeto e tem ajudado como pode na construção e nos cuidados com os canteiros. “Nos fins de semana, por exemplo, quem ajuda a regar as plantas e cuidar da horta são os vizinhos, por isso, quando for época de colher os frutos desse projeto, os alimentos serão partilhados.”, explica a diretora da creche, Gisele Correa.

No entanto, desenvolver projetos aparentemente simples não é tão fácil como parece. Em muitos casos, eles necessitam da cooperação de empresas privadas. Sensível à iniciativa da Escola Raio de Sol, a SulGesso decidiu auxiliar no desenvolvimento da horta comunitária com a doação de substratos e adubo para todos os canteiros. “O compromisso com as questões sociais e ambientais estão no DNA da SulGesso. Estamos sempre dispostos a colaborar com iniciativas como esta, que trazem o bem estar social e ambiental da população de Imbituba”, destaca a gestora de marketing da SulGesso, Isabela Ferreira.

A diretora Gisele Correa conta que a escola não tinha espaço para uma horta, mas havia um terreno baldio próximo da creche que poderia ser utilizado. “Como a maioria dos moradores ao redor da creche e desse terreno são idosos e eles adoram esse contato com as crianças, então pensamos nesse projeto para integrar todos, alunos, pais e comunidade”, conta a diretora.

O trabalho começou ainda no ano passado, com 71 crianças de 3 a 5 anos que botam a mão na massa - ou melhor, na terra - e cada turma é responsável por um canteiro. Os alunos são acompanhados de um engenheiro agrônomo que ensina como trabalhar com a terra e as plantas. A ideia é produzir couve, cebolinha, alface, salsa, beterraba e rúcula, entre outras culturas.

Para a diretora da creche, o apoio da iniciativa privada é determinante na execução de projetos desta natureza. “É uma parceria fundamental porque há muita burocracia para conseguir ajuda para os projetos, então o apoio da iniciativa privada vem em boa hora porque nos ajudam de coração aberto, fazendo a diferença e agora já temos substratos para todos os canteiros”, acrescenta Gisele.

A gestora de marketing da SulGesso lembra que projetos como este vêm se expandindo em todo o mundo, pois as crianças são multiplicadoras e levam o que aprendem na escola para casa, podendo colaborar para um futuro mais sustentável. “Este tipo de ação desencadeia uma onda de responsabilidade corporativa social, que empresas espalhadas pelo mundo, de todos os tamanhos e setores, estão adotando e promovendo”, afirma Isabela.

Horta Creche doação SulGesso

Horta Creche doação SulGesso.

Los comentarios están cerrados.