Finos de Ferro

Os Finos de Ferro SulGesso resultam da ustulação da pirita carbonosa contida nos carvões produzidos no sul de Santa Catarina, caracterizando-se como uma mistura de finos de hematita (Fe2O3) e de magnetita (Fe3O4). O produto apresenta-se na forma de um pó avermelhado e fino, contendo, no mínimo, 80% de hematita e magnetita. O produto é fornecido a granel.

2

Aplicações

Os Finos de Ferro SulGesso resultam da ustulação da pirita carbonosa contida nos carvões produzidos no sul de Santa Catarina, caracterizando-se como uma mistura de finos de hematita (Fe2O3) e de magnetita (Fe3O4). O produto apresenta-se na forma de um pó avermelhado e fino, contendo, no mínimo, 80% de hematita e magnetita. O produto é fornecido a granel.

Os Finos de Ferro SulGesso tem sido utilizados pela indústria cimenteira, adicionado ao clínquer, como fundente, melhorando a fluidez e diminuindo o tempo de residência do produto nos fornos.

Os Finos de Ferro podem ser utilizados, também, como pigmento para as indústrias de tintas, cerâmica, plástico, pré-moldados, papel, além de outras.

Submetido a beneficiamento, que inclui secagem e moagem, o produto pode ser utilizado no tratamento anaeróbio de esgotos domésticos ou industriais, que contenham ou produzam compostos ricos em enxofre como sulfetos e/ou gás sulfídrico livre. Sua utilização está associada ao controle e eliminação eficaz dos odores nas instalações de tratamento de efluentes. Além da eliminação destes compostos que causam odores indesejáveis às populações, a adição do produto, neutraliza, também, em condições anaeróbias, a corrosão causada por estes compostos às instalações das estações de tratamento.

Para controle de mau cheiro em estações elevatórias e entradas de estações, a dosagem deve ser feita de forma diluída sob agitação, em tanques ou caixas com capacidade de 1 a 1,5 m3. A quantidade a ser dosada varia conforme a quantidade de ácido sulfídrico presente no efluente mas, em geral, soluções de 2% a 4% têm se mostrado eficazes.

A tabela a seguir apresenta as principais características do produto:

Características Limites (% em massa)
Teor de Fe2O3 + Fe3O4 Mínimo de 80%
Umidade a 105ºC  Máximo de 18%
Teor de Sílica (SiO2)  Máximo de 98%
Densidade Aparente (g/cm³)  1,7 a 1,9
Densidade Absoluta (g/cm³)  3,2 a 3,5
pH  4,0 a 5,0

As principais vantagens e benefícios na utilização do produto são:

• Eliminação dos odores de gás sulfídrico nas instalações de tratamento de esgotos;
• Eliminação de crostas de gordura em tubulações e poços de visita (PV’s) das Estações de Tratamento de Esgoto e nas caixas de gordura dos sistemas de tratamento de esgotos domésticos;

• Diminuição significativa dos efeitos da corrosão nas redes coletoras e instalações das Estações de Tratamento de Esgotos, causados pela ação dos compostos que contenham sulfetos inorgânicos (H2S) e orgânicos (tióis ou mercaptanas, tioéteres e dissulfetos).

Como benefícios subsidiários pode-se considerar:

• Diminuição das reclamações dos consumidores quanto ao mau cheiro exalado pelas instalações de tratamento de efluentes;
• Aumento da vazão das tubulações e instalações em função da remoção das crostas de gordura;
• Diminuição da manutenção nestas instalações;
• Diminuição do consumo de energia usada no bombeamento.

Com tratamento ainda mais refinado, os finos de ferro podem ser utilizados na composição das lamas de perfuração de poços de petróleo em que haja a ocorrência de gás sulfídrico, sequestrando o H2S evitando o risco de inalação pela equipe de operários e reduzindo os problemas de corrosão das brocas utilizadas na perfuração.

Para essa aplicação o produto é embalado em sacos de 25 kg.
Entretanto, a aplicação mais representativa do produto é como matéria-prima para a indústria siderúrgica, tanto em alto fornos quanto em fornos de redução direta, para a produção de ferro gusa e aço.

A empresa exportou mais de 500 mil toneladas de Finos de Ferro para utilização em usinas siderúrgicas na China, o que fez da empresa a maior exportadora, em todos os tempos, de mercadoria produzida em Imbituba. Mais importante é que o produto cuja exportação permitiu significativo aumento na movimentação portuária, gerou inúmeros empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação municipal.

FAÇA SUA COTAÇÃO

Los comentarios están cerrados.