Gesso Agrícola in natura

Gesso Agrícola in natura

O gesso agrícola SulGesso é um sulfato de cálcio di-hidratado, com fórmula química CaSO4.2H2O, podendo ser de origem natural, quando obtido da rocha denominada gipsita, ou sintética, quando resultante de processos industriais. O produto de coloração branca ou bege, contém nutrientes enxofre (S, mínimo de 13%) e cálcio (Ca, mínimo de 16%), além de pequenas percentagens de outros elementos, especialmente o fósforo, cujo teor pode atingir até 1,5% na forma de P2O5.

Aplicações

O Gesso Agrícola SulGesso é utilizado como condicionador dos solos, como fonte dos nutrientes cálcio e enxofre e para aumento da relação cálcio/magnésio dos solos. Graças à sua grande solubilidade (145 vezes superior ao calcário), o gesso penetra nas camadas mais profundas dos solos (sub-superfície), complementando os benefícios da calagem, que age apenas na camada superficial (até 20 cm).
Aumentando a porosidade dos solos e neutralizando o alumínio tóxico, o gesso agrícola permite o aprofundamento das raízes, que passam a dispor de maior quantidade de nutrientes e de água para seu desenvolvimento e para suportar os períodos de estiagens e veranicos. O Gesso Agrícola SulGesso dispensa a incorporação aos solos, podendo ser aplicado apenas superficialmente, sendo facilmente solubilizado e incorporado aos solos pelas chuvas.

1

A incorporação de cálcio e enxofre em profundidade nos solos favorece o crescimento das raízes, aumenta o vigor das plantas e melhora o valor dos alimentos, proporcionando maior produtividade e aumentando a qualidade dos produtos colhidos.
O Gesso Agrícola SulGesso é utilizado também como condicionador na fermentação dos estercos, permitindo maior retenção do nitrogênio e enriquecendo o composto com cálcio e enxofre.
Em alguns solos, seja por sua própria natureza, seja pelo uso intensivo do calcário dolomítico, a relação cálcio/magnésio (Ca/Mg) apresenta valores inferiores aos desejados. A correção do problema com o uso do calcário calcítico provoca aumento do pH, frequentemente indesejável. A utilização do Gesso Agrícola SulGesso permite corrigir o problema sem alteração do pH.

2

Graças à sua capacidade de aumentar a porosidade dos solos, o Gesso Agrícola SulGesso vem sendo utilizado para combater os problemas de encrostamento superficial das terras causados pela perda de matéria orgânica e pela ação impactante das gotas de chuva, do tráfego de máquinas e pisoteio de animais. O encrostamento, ao impedir a infiltração da água, aumenta o escorrimento superficial e a erosão, além de prejudicar a emergência das plântulas, especialmente as das leguminosas.

Tendo em vista esta característica do gesso agrícola, o produto vem sendo utilizado para aumentar a permeabilidade superficial de bacias de decantação de esgotos sanitários, aumentando a taxa de infiltração dos efluentes líquidos.
Informações adicionais

É importante distinguir a utilização do gesso agrícola e do calcário. Os dois produtos não são concorrentes mas complementares. O calcário age na camada superficial do solo (até 20 cm de profundidade), corrigindo a acidez e elevando o pH na camada em que foi incorporado. O gesso agrícola atua na camada mais profunda dos solos, atacando as fontes de acidez sem, entretando, alterar o seu pH.
Além de fornecer os nutrientes cálcio e enxofre para as camadas mais profundas dos solos, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico e aumenta a porosidade dos solos, diminuindo a resistência à penetração das raízes que podem, assim, buscar os nutrientes e a água de que necessitam em horizontes mais amplos.

O gesso agrícola tem análise química semelhante em quaisquer das suas apresentações e tem registro no MAPA, sendo que a SulGesso está devidamente licenciada junto à FATMA, através de Licença Ambiental.
Lembre-se sempre de consultar um engenheiro agrônomo ou um técnico agrícola de sua região!


FAÇA SUA COTAÇÃO

Vídeos:


Documentos Técnicos:

Análise Química 2016 Gesso in natura
Dosagens Gesso Agrícola

Los comentarios están cerrados.