Resultados e benefícios dos fertilizantes minerais à base de enxofre, cálcio, boro e potássio serão apresentados aos visitantes

A MaxiSolo, divisão de nutrição vegetal da SulGesso, leva as suas mais recentes tecnologias para a Expodireto Cotrijal 2023, que acontece de 6 a 10 de março em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. A linha especialidades reúne tecnologias inéditas, em modelos de fertilizantes minerais mistos que fornecem boro, cálcio, potássio e enxofre, macronutrientes essenciais para a proteção e o bom desempenho do solo e a produtividade das culturas agrícolas.

Um dos produtos diferenciados é o fertilizante mineral misto SulfaBor, que tem, em sua composição, o boro protegido com duas dinâmicas de liberação, uma mais rápida e outra gradual. É inibidor e neutralizador do alumínio no solo, estimulando o enraizamento e promovendo o máximo aproveitamento da água. A formulação de eficiência aumentada auxilia a impulsionar a produtividade das lavouras, fornecendo boro no início, no meio e no fim da cultura.

“Além de ser essencial ao desenvolvimento das plantas, o boro é demandado ao longo de todo o desenvolvimento das culturas. No entanto, esse nutriente se perde muito fácil no solo, pela lixiviação, o que torna grande parte dos solos brasileiros deficientes nesse quesito”, explica Eduardo Silva e Silva, diretor técnico da empresa. Também especialista em solo, Silva e Silva detalha que SulfaBor propõe levar, via tecnologia de produto, o aproveitamento do Boro com maior eficiência e eficácia, nos sistemas solo-planta. “Principalmente por conter fontes de liberação rápida e gradual, além de aditivos que reduzem seu potencial de perda. Por fim, sua blenda de nutrientes e concentração de Boro total objetivam superar a barreira da mecanização agrícola, uma vez que fontes de Boro, aplicadas em doses baixas, ou seja, menores ou iguais a 60kg/ha, têm expressado desuniformidade e maiores risco de ocorrência de fitoxidade”.

A tecnologia, com boro, cálcio, enxofre e aditivos, permite minimizar as dificuldades operacionais, uma vez que possui a mesma concentração de boro por grânulo. Isso possibilita que a aplicação nas lavouras seja facilitada e mais precisa. Silva e SiIva pondera que uma dosagem de 75 a 200 quilos por hectare permite a aplicação do produto com maior facilidade operacional.

Pré-Lançamento

Dentro da mesma linha, as tecnologias KBMaxi e SKBmaxi reúnem, além de boro, enxofre, cálcio e potássio calibrado no mesmo grânulo e com a máxima eficiência. Os produtos estão em fase de pré-lançamento e já começam a ser utilizados por produtores de grãos, como a soja, com resultados animadores.

“São formulações apoiadas no conceito de blends multifuncionais e com nutrimentos sinérgicos, conferido máximo aproveitamento no que é ofertado ao sistema solo-planta. Por isso, o potássio é calibrado para seu aproveitamento com alta eficiência”, resume Silva e Silva.

Os novos produtos chegam para acrescentar aos já tradicionais produtos da linha standard oferecidos pela MaxiSolo e que estão consolidados no mercado, como o fertilizante mineral granulado SulfaCal, fonte de cálcio e enxofre solúveis e carro-chefe do portfólio de produtos, e ainda os fertilizantes briquetados SulfmaiS e Impacto S e o condicionador de solos SulfaSec.

Todo o portfólio MaxiSolo / SulGesso, líder na industrialização e comercialização de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, com sede em Imbituba (SC), é focado em soluções tecnológicas e inovadoras, voltadas à construção do perfil do solo e em tornar o dia a dia no campo mais ágil e produtivo. “Investir na nutrição, no condicionamento e na fertilidade do solo, que é o nosso maior patrimônio, significa proteção e isso reverte em aumento da eficiência”, afirma o especialista.

Será a oitava participação da tradicional empresa catarinense na Expodireto Cotrijal e uma oportunidade para o produtor conhecer de perto todos a tecnologia embarcada nos produtos, trocar experiências e tirar dúvidas. O estande da MaxiSolo fica localizado no pavilhão 2, próximo à praça de alimentação. “Estarmos presentes em uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola do país é uma oportunidade para novos contatos com produtores, parceiros, pesquisadores e interessados nos nossos produtos. Já faz parte da nossa tradição”.

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação

Foto: divulgação MaxiSolo