Empresa leva 33 colaboradoras para evento da Mosaic Fertilizantes que celebrou o papel da mulher em setores historicamente masculinos

As mulheres estão conquistando, com talento e determinação, espaços antes restritos no setor produtivo — e a SulGesso Agro tem orgulho de fazer parte dessa transformação. Exemplo disso foi a participação da empresa no evento “Te Vejo na Mina – Mulheres que Transformam o Agro”, promovido pela Mosaic Fertilizantes, no último dia 17 de junho, em Cajati (SP).
Com sede em Imbituba (SC) e atuação nos três estados do Sul do Brasil, a SulGesso mobilizou 33 colaboradoras de diferentes áreas para participar da iniciativa, que reuniu mulheres de destaque no agronegócio e na mineração para uma jornada de conexão, troca de experiências e inspiração.
A vice-presidente da SulGesso Agro, Isabela Rousseau, participou como palestrante, abordando o protagonismo feminino em setores estratégicos como o agro e a mineração. Em seguida, integrou o talk-show “Mulheres que Inspiram”, ao lado de líderes e especialistas da cadeia produtiva. Em sua fala, compartilhou sua trajetória e destacou os desafios enfrentados — e superados — por mulheres que atuam em ambientes majoritariamente masculinos.
Além de Isabela, duas colaboradoras da empresa participaram do talk-show: Jussara Almeida, coordenadora de comunicação, e Aline Silva, supervisora de pesquisa e inovação. Ambas trouxeram relatos inspiradores sobre suas experiências com liderança feminina, destacando o valor da autenticidade, da escuta e da construção coletiva no ambiente de trabalho.
“Vivenciamos, na prática, o poder transformador da mulher. Com um olhar sensível e intuitivo, somos capazes de sentir a vida com profundidade e tornar os ambientes mais humanos, colaborativos e inspiradores. Estar ao lado de tantas mulheres resilientes e determinadas foi um estímulo imenso, que fortaleceu ainda mais a certeza do quanto somos capazes de transformar realidades”, destacou Jussara Almeida, coordenadora de comunicação da SulGesso.

Durante o encontro, as colaboradoras da SulGesso também vivenciaram momentos marcantes de aprendizado e reflexão. Para Jaqueline Martins, do setor de compras, participar do evento foi gratificante:
“Foi muito bom ouvir as histórias de outras mulheres e perceber que todas enfrentamos desafios parecidos. Esse sentimento de identificação e apoio fez toda a diferença.”
Já para Aline, a visita técnica à mina foi impactante: “Conhecer toda a cadeia de produção, desde a extração na mina até o produto final, foi muito emocionante. E fazer isso ao lado de tantas mulheres inspiradoras, em um ambiente de confiança e respeito, foi ainda mais especial.”

Na visão de Nathalia Figueiredo, da Controladoria, o evento ressaltou a importância do apoio mútuo entre mulheres:
“O evento reforçou que precisamos nos apoiar, criar vínculos e crescer juntas. Essa rede de suporte é fundamental para nosso desenvolvimento profissional e pessoal.”
A engenheira de materiais Fabíola Farias, que atua na área de pesquisa e inovação de produtos da SulGesso, também relatou entusiasmo com a experiência: “Ver de perto o início do processo produtivo do gesso e a imensidão da operação foi incrível. Além disso, estar cercada por tantas mulheres inspiradoras trouxe um novo olhar sobre o nosso papel dentro da empresa e no setor.”

Ainda durante a viagem, as colaboradoras da SulGesso tiveram a oportunidade de visitar o escritório da empresa em Cajati. Para finalizar, Isabela ressalta que a “a presença da SulGesso no evento simboliza mais do que uma participação, representa o compromisso da empresa em promover o protagonismo feminino, fomentar momentos de vinculação para todas e reforçar a força da colaboração entre as mulheres como caminho para ampliar o negócio”.