Livro de receitas com o Butia catarinensis produzido por colaboradores da empresa foi apresentado durante a Feira
A Feira do Livro de Imbituba, que integra os eventos de final de ano no município, esse ano contou com a participação da SulGesso, tradicional empresa do município especializada no ramo de fertilizantes minerais. A 3ª edição, realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, na Biblioteca Pública da cidade, foi organizada pela Prefeitura Municipal através do equipamento público com o objetivo de desenvolver a leitura e promover o encontro entre escritores, artistas e expositores da região.
Mas o evento cultural também é palco de lançamento de novas publicações produzidas em Imbituba. Por isso, durante a Feira, a SulGesso realizou o pré-lançamento de um livro onde o protagonista é o Butia catarinensis, recheado de receitas preparadas com a frutinha butiá, espécie nativa muito popular na região.
As receitas do livro foram especialmente enviadas por colaboradores da própria empresa e, durante a Feira, os visitantes interessados tiveram acesso a um folder com QR Code para se cadastrar e deixar seus dados para posteriormente adquirir o livro. O lançamento oficial do livro, com uma primeira tiragem de 300 exemplares, deve acontecer até o final do mês de janeiro.
“Preservar os recursos naturais, promover a educação ambiental e apoiar iniciativas culturais sempre fizeram parte da história de todos que trabalham na SulGesso, e para nós é uma satisfação participar de um evento como a Feira do Livro de Imbituba”, destaca a gestora de marketing da SulGesso, Isabela Ferreira Rousseau.
Durante o evento, as colaboradoras da SulGesso Isabela Ferreira e Jussara Almeida foram ciceroneadas pela bibliotecária Glaucia Maindra, idealizadora e organizadora da Feira, que destacou a importância de iniciativas como esta para o município.
Butia catarinensis
Na SulGesso, preservar o meio ambiente e estimular boas práticas vai além dos limites e negócios da companhia. Parte de suas ações está relacionada ao Butia catarinensis, conhecido popularmente como butiá-da-praia, uma planta nativa do Sul do Brasil que integra a paisagem e a cultura de Santa Catarina, desde o litoral centro-sul do estado até Torres, no Rio Grande do Sul.
A espécie é endêmica da restinga, mas está ameaçada de extinção. Em 2016, foram realizados os primeiros transplantes de butiá nas áreas da empresa e, desde então, uma série de ações de preservação vem sendo realizada, entre elas a destinação de uma área de 25 hectares para a criação da primeira área de conservação de Butia catarinensis: o Parque dos Butiás.
Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: divulgação SulGesso