Mutirão realizado na Praia do Porto contou com a participação de alunos da Escola de Surfe do Bananinha, de moradores locais e de colaboradores da empresa SulGesso

foto 2

Ações de limpeza de praias acontecem mundo afora e, no Brasil, com seu litoral de aproximadamente 8.000 km, não poderia ser diferente. Na manhã desta segunda-feira dia 3, a “Ação Praia Limpa” aconteceu na Praia do Porto, em Imbituba.
Todos os anos, a SulGesso, empresa de beneficiamento de sulfato de cálcio de Imbituba, realiza ações visando a preservação ambiental, seja em atividades de educação ambiental nas escolas ou realizando atividades práticas.
A iniciativa de limpeza das praias, que já faz parte das atividades anuais da empresa, acontece há 4 anos e tem como objetivo recolher lixo pelas praias do município. Este ano, a atividade aconteceu na Praia do Porto e contou com uma ajuda especial dos alunos da Escola de Surfe do Bananinha.
A escola é referência no estado quando se fala em projeto social. Há cerca de 20 anos, Leandro Elias, o Bananinha, ajuda crianças e adolescentes com aulas gratuitas de surfe. Dessa forma, já ajudou mais de 1.500 alunos nesse projeto do esporte como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Os resultados se refletem no comportamento dos alunos, seja em casa ou na sala de aula, com boas notas no boletim, que aliás, é pré-requisito para participar da escola de surfe. Essa ação de transformação social recentemente ganhou destaque nacional através do programa Caldeirão do Huck, que esteve na cidade para conhecer e ajudar o projeto.
“Há 20 anos minha intenção era que essas crianças crescessem com oportunidade de um futuro melhor, então eu cobro o boletim, que tenham notas boas para participar do surfe, e deu resultados, todos com notas boas na escola hoje”, destaca Bananinha. Para ele, que já realiza um trabalho de conscientização com seus alunos, participar da ação Praia Limpa foi mais um incentivo. “A importância de iniciativas como esta da SulGesso é que o bairro tem melhorias também. Com empresas ajudando e um grupo de pessoas querendo ajudar a praia, todos ganham. Satisfação participar desta ação e gostaria de participar sempre. Trabalhar com crianças e meio ambiente é gratificante”, acrescenta o professor.

Esta foi a primeira vez que a ação foi realizada na Praia do Porto e mais de 50 colaboradores da empresa participaram. “Todo o ano a gente faz a Ação Praia Limpa limpando a Praia da Vila e, nesse ano, resolvemos limpar a Praia do Porto. A ideia da ação surgiu de uma necessidade de colaborar com a cidade através do cuidado com nossas praias. Além da SulGesso e da Escola de Surfe do Bananinha, moradores da região também participaram. Nosso objetivo é a cada ano ir ampliando esta ação, causando impactos positivos no meio ambiente e na sociedade”, destaca Isabela Ferreira, gestora de marketing da SulGesso.