Este ano, a iniciativa organizada pela SulGesso contou com a participação dos alunos e professores da escola Ateliê Viver e Aprender

Como acontece tradicionalmente, a SulGesso realizou mais uma edição da Ação Praia Limpa, uma iniciativa que além de retirar dejetos das praias de Imbituba, promove o envolvimento da sociedade através da educação ambiental.

Esse ano, a ação foi realizada na Praia da Vila, altura do bairro Rimsa, na última sexta-feira (29/12), e contou com uma ajuda especial dos alunos da escola Ateliê Viver e Aprender, que resultou na retirada de cerca de 170 kg de dejetos da praia.

O diretor de ESG (Ambiental, Social e Governança) da SulGesso, Roger Rousseau, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade, especialmente das crianças. “A participação dos alunos e professores foi um diferencial, não só pela limpeza da praia, mas também pelo engajamento, que ajuda a despertar a consciência dos pequenos para a preservação do planeta e dos recursos ambientais”.

A atividade é uma iniciativa do time de ESG da SulGesso, que desde 2011 realiza a Ação Praia Limpa reunindo colaboradores e voluntários para recolher lixo descartado nas praias de Imbituba. Em todos esses anos, já foram retiradas das praias quase três toneladas de entulhos.

A ação faz parte de uma engrenagem bem maior, que conta com outras iniciativas dentro do programa ESG. A limpeza da praia, por exemplo, faz parte do Projeto Imbé, que é um projeto criado para desenvolver atividades de preservação do meio ambiente, envolvendo escolas e a comunidade. Além da limpeza da praia, a empresa também realiza oficinas nas escolas e mantém um viveiro com espécies nativas, como o butiá, com mais de 800 mudas de butiá e espécies florestais e ornamentais.

Referência em práticas ESG

Os três pilares do conceito ESG, (boas práticas ambientais, sociais e governança) são igualmente valorizados na SulGesso e estão na constituição do DNA da empresa. Essa política já motivou várias iniciativas que envolvem ações de preservação do meio ambiente, sendo algumas reconhecidas por importante entidades. Entre elas, o Prêmio ESG da Associação de dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB-SC) por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022; e o Prêmio de Inovação de Impacto Socioambiental da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em 2021.