Iniciativa pretende promover o vínculo de recém nascidos e familiares com o meio ambiente através da doação de mudas de árvores nativas

O cuidado com o meio ambiente vem de berço. Com essa inspiração foi criado o projeto Nasce uma Criança, Nasce uma Esperança”, uma iniciativa do Hospital São Camilo de Imbituba, que visa estreitar a relação com o meio ambiente e o cultivo de plantas regionais, através da doação de uma muda de árvore nativa para cada criança que nasce no hospital.

De acordo com a assistente social e idealizadora do projeto, Julia dos Passos Salvador, as doações das mudas para as crianças e familiares quando deixam o hospital, não apenas celebram a vida, mas enfatizam outros valores. “Essa ação também promove a sustentabilidade, saúde, crescimento e responsabilidade social, deixando um impacto positivo e duradouro nas famílias, nas comunidades e no meio ambiente”, destaca Julia.

Para garantir o fornecimento de mudas às dezenas de crianças que nascem mensalmente no hospital, o projeto conta com a parceria da SulGesso, empresa tradicional do município e engajada em ações sociais. A iniciativa teve início no mês de março, e as primeiras mudas doadas foram da espécie Butia catarinensis, oriundas da câmara de germinação da SulGesso. O Butia catarinensis corre risco de extinção, e ações como essas ajudam a dar destaque à espécie e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação, como ressalta a agrônoma da SulGesso, Morgana Tuzzi.

“Para nós da SulGesso é uma satisfação enorme participar desse projeto, pois o nascimento de uma criança é algo mágico e transformador. Receber uma muda de árvore nativa deixa o momento ainda mais especial, sendo que a criança e a família poderão acompanhar o crescimento dessa planta, criando um vínculo com o meio ambiente”, completa Morgana.

A média de nascimento na maternidade do Hospital São Camilo é de 30 crianças por mês, e para garantir essa demanda, as mudas virão diretamente do Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, onde as plantas são produzidas. A importância da parceria também foi destacada pelo diretor de ESG (Ambiental, Governança, Social) da SulGesso, Roger Rousseau.

“Estamos muito animados em participar desse projeto, pois é uma iniciativa que conecta a vida ao meio ambiente, dois aspectos muito valorizados dentro da filosofia da SulGesso. Temos um amplo trabalho dedicado aos pilares ESG e o projeto Nasce uma Criança, Nasce uma Esperança é mais uma demonstração do nosso comprometimento social e ambiental”, finalizar Roger.

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Foto: MaxiSolo / divulgação