Fertilizante mineral granulado de alta eficiência eleva qualidade dos grãos, com aumento de até 35 sacas por hectare

A safra de arroz 2023/24 no Brasil está sendo finalizada e a estimativa segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma produção total de 10,4 milhões de toneladas. E, mesmo com os problemas climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul – que produz 70% do total nacional – no início da safra, a colheita deve ser maior do que a anterior, que foi de 8,4 milhões de toneladas.

Esse acréscimo se deve principalmente ao cuidado que o produtor tem com a cultura, como a utilização de fertilizantes que reduzem perdas e aumentam o desempenho produtivo da lavoura.

Os fertilizantes atuam no condicionamento, estabilizando o solo e agem diretamente na nutrição da planta. E, para auxiliar o produtor a maximizar sua lavoura, a MaxiSolo vem atuando com fertilizantes de alta eficiência na cultura do arroz com o SulfaBor, um fertilizante mineral granulado com liberação rápida e gradual de boro.

Um bom exemplo vem do município de Ermo, Santa Catarina, onde foi aplicado 150 kg de SulfaBor por hectare de arroz irrigado e o resultado foi um aumento de 35 sacas por hectare, saltando de 184 sacas/ha, que seria a quantidade padrão, para 219 sacas/ha com o SulfaBor. Além da melhora da eficiência na absorção de cálcio, enxofre e outros nutrientes, maior sanidade na lavoura e qualidade de grão inteiro e rendimento.

“O SulfaBor, um fertilizante mineral especial que combina boro, cálcio e enxofre em um único grânulo, está sendo adotado com entusiasmo por produtores no Sul do Brasil. Sua formulação avançada promove um crescimento radicular robusto, facilitando a absorção de água e nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas”, destaca o engenheiro agrônomo gerente de marketing da MaxiSolo, Caio Kolling.

Com fonte de boro, cálcio e enxofre no mesmo grânulo, o SulfaBor é um fertilizante mineral especial que possui uma formulação de eficiência aumentada por tecnologias inteligentes com boro e controle de liberação.

Vantagens de utilizar fertilizante na lavoura de arroz

O fertilizante mineral da MaxiSolo atua no aumento da porosidade do solo, promovendo sua descompactação e, consequentemente, maior enraizamento, permitindo que as plantas busquem nutrientes nas camadas mais profundas do solo.

Outra grande vantagem do SulfaBor é que sua tecnologia atua como um inibidor e neutralizador de alumínio tóxico. Essa ação melhora o ambiente radicular em profundidade da raiz da planta, o que, na prática, reduz as raízes espessas, marrons e quebradiças.