Imbé2

Cerca de 40 crianças, entre 7 e 15 anos, participaram das atividades ambientais coordenadas pela equipe de agrônomos da empresa

Dando sequência às ações ambientais que desenvolve, a SulGesso recebeu no último fim de semana em seu viveiro de plantas e mudas, o Grupo de Escoteiros Evolucionários, do bairro Vila Nova Alvorada. A atividade, que teve como tema “Um Futuro mais Sustentável”, faz parte do projeto Imbé – iniciativa na área de educação ambiental criada pela empresa para oferecer aos alunos e à comunidade de Imbituba mais uma ferramenta para ensinar a importância da conscientização ambiental.

Cerca de 40 crianças, entre 7 e 15 anos, participaram das atividades coordenadas pela equipe de agrônomos da empresa, que mostraram na prática atitudes e comportamentos sustentáveis na utilização dos recursos naturais e também na preservação do meio ambiente. O Chefe do Grupo de Escoteiros Evolucionários, Milton Yokemura, destacou a importância da iniciativa.

“A temática da preservação está muito presente no ambiente dos escoteiros. Sempre trabalhamos esses assuntos nos nossos acampamentos, mas quando temos a oportunidade de contar com a orientação de profissionais é sempre muito enriquecedor para as crianças”, destaca Milton, que há 10 anos é voluntário como Chefe dos Escoteiros Evolucionários.

A engenheira agrônoma e responsável pelas ações ambientais da SulGesso, Morgana Tuzzi, além de preservação e atitudes sustentáveis, mostrou como construir uma horta orgânica.

“As crianças mostraram muito interesse quando falamos das plantas que mantemos no viveiro, dos butiás que precisam da proteção da população para não entrar em extinção. Também falamos sobre o Imbé, planta que deu nome a Imbituba e ao nosso projeto ambiental. Outro assunto que provocou a interação das crianças foi como fazer uma horta orgânica e a compostagem, que é um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, dando origem a um composto orgânico.”, destaca Morgana.

Durante a visita os escoteiros, jovens e habituados ao trabalho em equipe, foram muito ativos e, juntos, plantaram sementes de árvores nativas em bandejas de isopor disponibilizadas pela empresa. A ideia é utilizar essas mudas, após se desenvolverem, para o reflorestamento de áreas degradadas. Os escoteiros também plantaram mudas de flores em vasos sustentáveis e auto–irrigáveis, confeccionados com garrafa pet, que levaram para cuidar em casa.

“As crianças interagiram muito durante as atividades, demonstraram interesse, então conseguimos passar pra eles a importância que eles têm pra conscientizar a sociedade na preservação do meio ambiente, de levar isso adiante e conscientizar os adultos, a família e os colegas na escola”, acrescenta a engenheira agrônoma.

O viveiro criado pela SulGesso fica no próprio bairro Vila Nova Alvorada, sendo mantido com práticas sustentáveis. O local conta com aproximadamente 1.300 mudas de Butia catharinensis e 300 mudas de árvores nativas. O projeto com árvores nativas é recente e deve ser ampliado nos próximos meses. Já na horta orgânica, os canteiros comportam hoje alface, cenoura, cebola, rúcula, salsinha, tomates, berinjela, dentre outras hortaliças, todas cultivadas de forma orgânica.

Além do Projeto Imbé, a SulGesso ainda conta com outras ações ambientais, como a limpeza da praia e as atividades em escolas, assim como projetos sociais, conforme lembra a gestora de marketing da SulGesso, Isabela Ferreira.

“O compromisso com as questões sociais e ambientais estão no DNA da SulGesso. Estamos sempre dispostos a colaborar com iniciativas como esta, que trazem o bem-estar social e ambiental da população de Imbituba”, destaca a gestora de marketing da SulGesso, Isabela Ferreira.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Texto: Emerson Alves –

Fone/Whats: (51) 99165 0244

Foto: SulGesso/Divulgação

AgroUrbano Hub de Comunicação

www.agrourbano.com.br